Seguro é um contrato entre duas partes, em que uma delas (segurado) paga um valor para a outra (seguradora) para transferir os riscos de um evento incerto para a seguradora. Para ajudá-lo a entender melhor os principais termos sobre seguros, segue uma explicação em tópicos:
Prêmio: é o valor que o segurado paga para a seguradora em troca da cobertura do seguro. O valor do prêmio pode variar dependendo do tipo de seguro, valor segurado, perfil do segurado, etc.
Franquia: é o valor que o segurado deve pagar em caso de sinistro antes que a seguradora comece a cobrir os prejuízos. É um mecanismo utilizado para evitar o acionamento desnecessário do seguro.
Cobertura: é o conjunto de riscos que a seguradora assume em caso de sinistro. Cada tipo de seguro tem uma cobertura específica, por exemplo: seguro de automóvel cobre acidentes, roubo, incêndio, etc.
Segurado: é a pessoa ou empresa que contrata o seguro e que está protegida em caso de sinistro.
Seguradora: é a empresa que assume os riscos do segurado em troca do pagamento do prêmio.
Sinistro: é o evento que causa prejuízos ao segurado e que está coberto pelo seguro. Por exemplo: em um seguro de automóvel, um acidente é um sinistro.
Apólice: é o documento que formaliza o contrato de seguro entre o segurado e a seguradora. Nele constam as condições do seguro, as coberturas, as exclusões, os prazos, entre outras informações relevantes.
Beneficiário: é a pessoa ou empresa que receberá a indenização em caso de sinistro. O beneficiário pode ser o próprio segurado ou outra pessoa indicada por ele.
Vigência: é o período em que o seguro está em vigor, ou seja, em que o segurado está protegido em caso de sinistro. A vigência pode variar de acordo com o tipo de seguro e as condições contratuais.
Renovação: é a possibilidade de o segurado continuar protegido pelo seguro por mais um período, desde que pague o prêmio correspondente. Em geral, os seguros são renovados automaticamente, a menos que o segurado informe a seguradora que não deseja renovar.